Saiba como aplicá-las para o comércio virtual!
O Inbound Commerce é uma metodologia adaptada do Inbound Marketing, elaborada com estratégias de vendas direcionadas às necessidades das lojas virtuais. Algumas particularidades diferenciam os dois métodos, visto que a compra online exige recursos específicos.
Com o objetivo principal de atrair o interesse das pessoas, o Inbound Commerce possibilita colocar em prática estratégias para atração, conversão e fidelização. Confira tudo sobre cada uma dessas etapas e as particularidades que apresentam dentro do Inbound Commerce.
- Atração
O foco ao implementar esta estratégia digital é atrair tráfego para a sua loja virtual, visando a atração da audiência correta. Para isso, invista na construção da persona, garantindo uma comunicação direcionada – assim, será possível que potenciais interessados descubram a sua marca. Afinal, além de obter acessos, é importante que as pessoas alcançadas desejem consumir seu produto ou serviço em algum momento.
- Conversão
Refere-se a ação de não apenas atrair, mas converter leads. A partir do momento que a persona considerou efetuar uma compra em sua loja virtual, ela encontra-se nesta etapa do funil de vendas. Existem ferramentas importantes para a conversão de usuários em clientes, como CTAs estratégicos, landing pages, formulários e email marketing.
- Fidelização
É a estratégia responsável por transformar o cliente, anteriormente conquistado no processo de conversão, em um promotor da marca. Ao invés de abandoná-lo após a compra, é importante nutrir este lead para que novas transações possam ser efetuadas por ele e por pessoas próximas a ele em seu e-commerce.
Após a compra ser efetuada, procure levar um conteúdo diferenciado ao cliente, agregando valor à sua marca. Para ajudar, utilize ferramentas como: email marketing e automação, mídias sociais e blog.
Como usar as estratégias de Inbound Commerce para alavancar as vendas?
Invista na descrição: o cadastramento rápido e equivocado de produtos é um dos erros mais comuns dos empreendedores digitais. Sendo assim, dedique um tempo para descrever produtos de forma clara e qualificada. Lembre-se de revisar o conteúdo, evitando erros, e priorize os itens mais vendidos.
Defina os CRMs: Customer Relationship Management consiste na gestão de relacionamento com o cliente, o que exige a utilização de softwares e ferramentas. Além de serem adequadas ao seu negócio, as ferramentas de relacionamento irão servir tanto para aquisição de leads, quanto para nutrição destes.
Analise as métricas de desempenho: a estratégia permite identificar se seu negócio está atraindo a audiência certa. Ao longo do processo, é válido implementar mudanças, experimentar, reestruturar o conteúdo, executar o CRM e, por fim, analisar tudo de forma holística para verificar os pontos fortes e corrigir os problemas.
O Inbound Commerce tem como finalidade transformar a empresa, a partir da elaboração e aplicação de estratégias de marketing que possam oferecer melhores resultados. Afinal, o e-commerce vai muito além de vender produtos online – é preciso contar com um planejamento de vendas bem definido.
É indispensável a realização de pesquisas e o entendimento de como o público será alcançado, além de monitorar o desempenho das ações implementadas. Esta é uma das diversas vantagens do marketing para lojas virtuais.
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