Quais devem ser as principais estratégias de um e-commerce ?

Montar um e-commerce exige formatar antes, estratégias consistentes. Com um de um plano de negócios definido, os caminhos em direção aos objetivos de curto, médio e longo prazos serão melhor visualizados.

Um bom plano de negócios precisa considerar todas as frentes de atuação da loja virtual, de acordo com a escalada de crescimento da empresa. Assim, suas ações levarão em conta cada área do negócio, de forma interligada.

Formatar estratégias para criar um e-commerce é um passo que fundamenta todas as ações de gestão e operação. Veja neste artigo, a importância de um plano de negócios sólido e o que considerar em seu desenvolvimento!

Qual é a importância de definir um plano de negócios para e-commerce?

Um plano de negócios para um varejo define quem é a empresa, o que faz, como faz, onde atua e como vai alcançar seus objetivos. Portanto, é a principal ferramenta que norteia todo a gestão de um varejo virtual, para que os líderes saibam como agir em diversas situações.

Por isso, um plano determina que as estratégias devem ser muito bem delineadas, para assegurar à gestão um panorama claro de todo o negócio.

Com o documento definido, gestores poderão identificar pontos de oportunidades, erros e melhorias em todas as áreas e processos do negócio. Contribuindo assim, em toda a condução da empresa, a longo prazo, minimizando riscos de crises financeiras, prejuízos e situações que exijam soluções rápidas.

Além de oferecer uma base sólida para o e-commerce, esse documento precisa ser alinhado de acordo com direções que vão ao encontro da marca e valores definidos. Afinal, de nada adianta traçar objetivos de negócio se eles não correspondem à identidade da empresa.

Trazendo à ação todo o norteamento de um plano de negócio, o seu comércio eletrônico terá sempre energia para atuar em qualquer cenário e época. O que favorece que a empresa ganhe experiência e autoridade em seu nicho de atuação.

O que um plano de negócios deve considerar para ter estratégias sólidas?

Um plano de negócios deve considerar estratégias para varejo, tanto físico como online, em três principais frentes:

  • o plano operacional, que agrupa a logística, segurança, estoque, equipamentos e processos;
  • as estratégias e soluções de marketing, comunicação e publicidade;
  • o modelo de negócios da empresa.

O que um plano de negócios deve estabelecer é traçar uma integração ente essas três frentes. Com isso, a estratégia será sólida o suficiente para contribuir para uma gestão integrada e mais eficiente, que terá a garantia do melhor desempenho em cada frente.

Ainda, o plano precisa também assegurar aos gestores, uma melhor previsibilidade de mudanças de situações em cada área da empresa. Para que assim, gestores tomem ações a tempo de corrigir quaisquer erros que impeçam o negócio de atingir os objetivos.

Por que é preciso atualizar o plano de negócios da sua empresa?

Manter as mesmas estratégias para sempre não vai trazer melhorias e soluções de acordo com as mudanças que surgirem no mercado, com o tempo. Por isso, essa ferramenta precisa ser revisada com periodicidade, sempre seguindo atualizações do mercado, legislações e do seu próprio nicho.

Essa é uma forma inteligente de manter o seu e-commerce sempre atualizado e trazendo as melhores práticas de gestão e operações. Assim, a empresa poderá sempre ter um funcionamento sustentável, que promove seu crescimento constante.

A atualização do plano de negócios e das estratégias que o documento concentra garantem que o seu negócio não corra o risco de ficar obsoleto. Ainda mais em uma era em que as inovações avançam em uma velocidade maior do que nunca.

Quais são os pilares de um plano de negócios?

Dentro do plano de negócios, deve ser feita a descrição de três pilares fundamentais que guiarão o negócio:

  • missão;
  • visão;
  • valores.

Esses três pontos contemplam todo o papel de gestão e liderança compartilhada. Também, essa tríade representa a identidade do negócio, que é como colaboradores e usuários irão conhecer a marca. Por isso, devem ser muito claros e acessíveis pelo público interno e externo.

Ainda, essa definição tem o papel importante de também apresentar o negócio a parceiros e fornecedores. Toda a tomada de decisão dessas figuras de mercado será embasada, em boa parte, pela missão, visão e valores do seu negócio.

Missão

Simplificadamente a missão reúne todos os objetivos que o negócio se propõe a alcançar. Desse modo, o e-commerce deve preparar um texto curto e objetivo, que concentre as respostas para as perguntas:

  • Por que a empresa existe?
  • Quais são as atividades da empresa?
  • Quem o negócio busca atender?

As respostas a essas perguntas devem comunicar tanto os consumidores finais como também colaboradores, parceiros e fornecedores. A comunidade em que a empresa está inserida também deve ser inclusa no descritivo da missão.

Visão

A visão é a forma como o negócio projeta seu futuro e também sua atuação durante o caminho aos seus objetivos. Nesse ponto, devem ser levantados todos os esforços que são utilizados para guiar as ações da empresa, sejam coletivos ou individuais.

São também suas inspirações e aspirações e tudo aquilo que o negócio almeja conquistar por meio de seus recursos.

As inspirações são como o negócio se automotiva e motiva seus colaboradores, clientes e funcionários a acreditarem na empresa. Já as aspirações são a parte prática, ou seja, qual é o patamar e a reputação que empresa deseja conquistar com seus esforços.

Valores

Valores são todos os princípios morais, regras, leis e crenças em que o negócio se apoia para executar ou não determinadas ações e manter sua conduta. Toda essa descrição deve se sustentar tanto em regimentos internos quanto externos, como leis do setor e condutas que acredita serem adequadas.

É a partir de valores definidos que os colaboradores poderão se adaptar ao que é estabelecido pela empresa. Também, fornecedores e clientes poderão conhecer melhor o que sustenta a empresa, no que se refere à moralidade e legalidade.

Valores sólidos e cumpridos de acordo com seu propósito são também uma salvaguarda da empresa, em momentos de crise. Esse quesito protege principalmente a imagem do negócio, por isso deve ser estritamente seguido.

Como definir as estratégias para todas as frentes do negócio?

Montamos uma guia de perguntas que ajudará você a traçar as estratégias para definir os caminhos da gestão do seu e-commerce. As questões contemplam todas as áreas das três frentes de atuação do negócio e favorecem um planejamento consistente.

Acompanhe:

  1. Objetivos de negócios — o que o seu negócio quer alcançar?
  2. Modelo de negócios — como você alcançará os objetivos traçados?
  3. Implantação tática — quais são os recursos necessários para alcançar esses objetivos?
  4. Requisitos de marketing e metas — como você atingirá os seu público-alvo?
  5. Reunião e gerenciamento de conteúdo — Quem será responsável pela gestão do negócio, e como desenvolverá o trabalho?
  6. Redes sociais, marketing e publicidade — quais são as estratégias de comunicação para se comunicar com seus público-alvo?
  7. Mobile — quais serão as soluções para o e-commerce atuar em diversos formatos?
  8. Big data — qual será a estrutura de dados para o negócio e qual será a equipe que irá operacionalizar e gerir ferramentas de inteligência?
  9. Fullfilment e logística — como serão feitos o controle de processos logísticos para as entregas aos clientes?
  10. Gestão financeira e pagamentos — como será feita a gestão de caixa, prevenção de perdas, custos e despesas?
  11. Plataforma e tecnologia — quais são os requisitos que o negócio deve ter para alcançar os objetivos?
  12. Manutenção e inovação — como acompanhar as tendências e novas aplicações para ficar à frente dos concorrentes?

Responder a essas perguntas dará as informações necessárias para você ter estratégias definidas e buscar os recursos para alcançar os objetivos da empresa. Uma consultoria para e-commerce faz o serviço de mapeamento estratégico e entrega as melhores soluções de acordo com o perfil e objetivos do seu negócio.

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