Expandir os negócios hoje em dia é sinônimo de entrar em um dos setores da economia que mais crescem no Brasil, o e-commerce. Assim como uma loja física tem suas áreas e atribuições, uma loja virtual tem suas particularidades. E boa parte do processo para garantir um bom negócio a longo prazo no campo digital, é a escolha a plataforma ou loja virtual ideal para sua operação e seu bolso.
Atuar no varejo virtual é uma experiência complexa em vários sentidos, mas com as ferramentas adequadas ao seu negócio, tudo se facilita. Por esse motivo, conhecer e entender antes a plataforma que sua loja deve apostar, pode garantir a segurança do seu negócio online e muitas vendas.
Descubra neste artigo, o que é uma plataforma para e-commerce, o que ela deve oferecer ao seu negócio, modelos e o que você deve considerar na sua escolha!
O que é uma plataforma para e-commerce?
Uma plataforma de varejo online é a base em que a loja opera, de modo muito semelhante a uma loja física, porém, em espaço eletrônico. Comparando cada ambiente: as seções são as categorias, as etiquetas são as descrições dos produtos, a sacola de compras é o carrinho e o caixa é a finalização do pedido.
Além dos exemplos acima, uma plataforma para varejo online conta com diversas outras ferramentas e recursos. Todos devem oferecer, ao mesmo tempo, um trabalho eficiente para a equipe interna e a melhor experiência de compra ao usuário.
Na prática, a plataforma opera com duas estruturas principais: front end e back end, cada qual com suas funcionalidades.
Estrutura back end
São todas as soluções voltadas ao funcionamento interno que integram o sistema. Meios de pagamento, integração com aplicativos, implementações de segurança, gestão de estoque e todas as operações de gerenciamento da loja são do back end.
Estrutura front end
É toda a área que usuários veem no site, como o layout, cores, textos, banners e responsividade — adaptação do site para diversos tipos de dispositivos. Além desses aspectos, outros elementos ligados à experiência de navegação para os visitantes são da estrutura front end.
O que uma plataforma para varejo digital deve oferecer?
Boa parte das plataformas são projetadas e fornecidas por empresas especializadas nessa área, e cada modelo tem soluções para diferentes necessidades de negócio. Mas, de maneira geral, toda as plataformas para o varejo online devem oferecer funcionalidades e recursos em comum.
Entre os principais pontos que uma plataforma para e-commerce deve ter, estão:
- oferecer escalabilidade — a loja virtual deve acompanhar o crescimento da loja, para suprir maiores volumes de visitas e vendas, recursos etc.
- integrar as principais redes sociais, ferramentas de marketing digital — e-mail marketing, Google Analytics, entre outras;
- incluir as principais formas de pagamento — boleto, débito, crédito, PayPal, entre outras;
- ter usabilidade e layout agradável, com formato responsivo — para dispositivos móveis; dispor de tabelas de transportadoras e fornecedores;
- receber atualizações e upgrades constantes;
- disponibilizar relatórios de vendas.
Todos esses principais suportes em uma plataforma para e-commerce, e outros proporcionam ao negócio maiores facilidades de operação. E isso se converte em maiores possibilidades de gerar muitas vendas e crescer.
Assim, uma loja vai ter alto desempenho, sempre oferecendo a melhor experiência de compra aos usuários e também um trabalho fluído para a equipe.
Quais são os tipos de plataformas para varejo online?
Há vários tipos de plataformas para e-commerce, cada uma com um tipo de funcionamento. Basicamente, há cinco modelos que você vai encontrar no mercado, com tecnologias diferentes para diversas aplicações.
Plataforma licenciada para e-commerce
É um modelo desenvolvido por empresas que criam a plataforma, porém, a deixam aberta para customizações. Concentram alto nível de desenvolvimento e ao mesmo tempo simplicidade de manipulação.
Essas plataformas ainda exigem os serviços de profissionais para as personalizações e atualizações, que podem ser tanto internos como de consultoria para varejo online.
Plataforma de desenvolvimento próprio
São modelos feitos majoritariamente por equipes internas de desenvolvimento de grandes negócios de e-commerce. São produzidas de acordo com o que os proprietários da loja desejam, então são 100% personalizáveis frente às suas necessidades.
Exigem alto investimento para sua produção e operação, já que os profissionais que as projetam são muito especializados. Além de precisarem de equipes treinadas para operar a plataforma.
Plataforma SaaS para varejo online
O SaaS (Software as a Service), é uma plataforma que funciona em software em nuvem. Ou seja, ela elimina a necessidade de ter servidores locais ou estrangeiros para que a plataforma funcione.
A SaaS é um modelo de plataforma para e-commerce com contratação por assinatura, e recebe atualizações e melhorias constantes. Ainda tem bastante estabilidade de funcionamento e bom nível de segurança para os administradores e usuários.
Plataforma open source
São plataformas desenvolvidas com código aberto e, por isso, têm atualizações frequentes. Ainda, se destacam pelo uso gratuito e oferecem amplas possibilidades de customização, que permitem personalização para cada negócio.
Entretanto, esse modelo exige conhecimento técnico avançado para manipulação, e principalmente manutenções e melhorias. Também exigem altíssimos recursos de segurança contra invasões e ataques hackers.
Plataforma proprietária
Esse modelo é construído inteiramente por empresas e profissionais que detém sua tecnologia e manutenção. Por esses motivos, ficam condicionadas aos serviços do fornecedor que a criou.
Ainda exigem o constante contato com a empresa fornecedora, em casos de erros e atualizações, têm custo elevado e não oferecem múltiplas customizações e melhorias.
Qual é a melhor escolha para meu negócio?
Diante de várias plataformas para e-commerce, você deve se perguntar: qual é a melhor para o meu negócio?
Você deve levar em conta diversos aspectos, sempre pensando a curto, médio e longo prazos, para que a sua loja não fique “na mão” por falta de recursos da plataforma.
A integração com recursos de marketing digital, redes sociais, pagamentos e outras abordadas aqui, devem guiar a sua escolha. Assim, o seu comércio eletrônico terá ótima capacidade de crescimento, tanto interno quanto no acompanhamento de mercado.
Ainda, a plataforma deve ser escolhida pensando em reduzir ao máximo as chances de ter que trocá-la em algum momento. A migração de plataformas traz custos e “dores de cabeça” que podem ser evitados em uma escolha adequada.
Lembre-se também de que é altamente válido buscar a opinião e o serviço de especialistas em e-commerce. Uma consultoria poderá fazer o mapeamento de todas as necessidades de seu negócio, e indicar as melhores opções que se encaixam no perfil da loja.
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