Consultoria em e-Commerce

360 Varejo Consultores & Associados

Execução da estratégia no varejo: por que é tão importante?

Lembro de um artigo que me chamou muito a atenção escrito por Stephan Kanitz em 1998, para a revista Veja, intitulado “Iniciativa e o poder da acabativa’ e que dizia que para o Brasil começar a dar certo seria preciso procurar valorizar mais os brasileiros com a capacidade de execução de deias.

Era uma reflexão sobre as pessoas com capacidade de gerar ideias (iniciativa), mas que quando o assunto era implantá-las (acabativa) suas limitações vinha à tona.

Relendo o texto nos dias de hoje e levando-o a uma reflexão com o que tenho presenciado ao longo de minha trajetória de executivo e de consultor, constato que o artigo continua atual como nunca esteve.

Fazendo uma síntese a partir dessa releitura e combinada com as minhas experiências, dentro do setor do varejo, apresento abaixo um modelo mais estruturado que permite um melhor entendimento sobre minhas conclusões.

  • A importância da execução de estratégia no varejo:
    • A execução é essencial para o sucesso de qualquer empresa, mas no varejo é ainda mais importante. Isso porque o varejo é um setor altamente competitivo e em constante mudança.
    • As empresas varejistas que conseguem executar bem suas estratégias são capazes de se adaptar às mudanças do mercado, atender às necessidades dos clientes e superar a concorrência.
  • Os desafios da execução de estratégia no varejo:
    • Um dos principais desafios é a cultura do “pensar” versus “fazer”. Muitas empresas varejistas têm uma cultura em que os “pensadores”, que são os responsáveis por formular a estratégia, são separados dos “fazedores”, que são os responsáveis por implementar a estratégia. Isso pode levar a uma falta de comunicação e coordenação entre as duas equipes, o que pode prejudicar a execução da estratégia.
    • Outro desafio da execução de estratégia no varejo é a complexidade da operação. As empresas varejistas geralmente têm operações complexas, com muitas lojas, centros de distribuição e fornecedores. Isso pode dificultar a implementação de estratégias de forma consistente em toda a empresa.
  • Como superar os desafios da execução de estratégia no varejo:
    • Integrem as equipes de “pensadores” e “fazedores”: As empresas devem criar um ambiente de trabalho em que os “pensadores” e os “fazedores” trabalhem juntos para formular e implementar a estratégia.
    • Simplifiquem as operações: As empresas devem buscar maneiras de simplificar suas operações para facilitar a implementação de estratégias de forma consistente.
    • Avaliem e monitorem o desempenho: As empresas devem avaliar e monitorar o desempenho de sua estratégia de forma contínua para identificar e corrigir quaisquer problemas potenciais.

Conclusão: “A execução de estratégia é a chave para o sucesso no varejo.”

#execução de estratégia #varejo #consultoria

Por: Luiz Melo – Product and Supply Chain Director – 360 Varejo