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Empresas se voltam para uso de assistentes pessoais no atendimento, indica relatório.

O surgimento de assistentes pessoais como Siri, da Apple, Alexa, da Amazon, e Allo, do Google, mostrou às pessoas que a interação com máquinas pode ser mais humanizada do que se pensava.

Agora, empresas estão investigando como incorporar essa tecnologia – a chamada interface de usuário conversacional – para usar no atendimento a clientes. É o que aponta a última edição do Technology Radar, relatório semestral da consultoria global de tecnologia ThoughtWorks que fornece uma avaliação das tendências que estão moldando o futuro dos negócios.

“Interfaces de usuário conversacionais e com linguagem natural têm um grande potencial de impactar negócios no mundo todo”, afirmou Alexey Villas Bôas, diretor de tecnologia da ThoughtWorks Brasil. “Mais que apenas voz e texto, vemos no futuro máquinas interagindo por meio de gestos, toques e expressões faciais, tornando cada vez mais sutil a diferença entre experiência física e digital.”

A evolução na forma como pessoas se comunicam com máquinas significa novas formas de empresas interagirem com seus consumidores, segundo Bôas. “O segredo é usar essa tecnologia para criar um diferencial de negócio que seja realmente útil ao consumidor”, diz Camilla Crispim, consultora sênior da ThoughtWorks e assistente técnica da CTO da organização, Rebecca Parsons. “Não basta ter por ter ou por que é novidade, é preciso entender como agregar valor ao core business da empresa e não esquecer a experiência do usuário, fundamental para adoção de novas tecnologias.”

Além de atendimento, a nova edição do Technology Radar também abordou “inteligência como serviço”, “experiência do desenvolvimento como novo diferencial”, “a ascensão das plataformas” e “phyton onipresente”. Para ver o relatório completo, clique aqui.

Direcionado a uma ampla gama de pessoas interessadas – de CTOs a pessoas que desenvolvem softwares –, o Radar é fruto das discussões do Conselho Consultivo de Tecnologia da ThoughtWorks, que se reúne regularmente para discutir a estratégia global de tecnologia para a empresa e as tendências tecnológicas que impactam significativamente a indústria e seus clientes.

Fonte: E-commerce Brasil