Planejamento de Compras

Gestão de Compras no Varejo

Qual a importância da gestão de compras?

Um dos fatores críticos de sucesso para uma operação de varejo saudável é o processo de planejamento e gestão do sortimento ideal de produtos, pois este deve cumprir as definições do posicionamento estratégico e ao mesmo tempo estar alinhado com o planejamento das vendas e do fluxo de caixa da empresa. 

Falhas neste processo podem provocar repercussões graves para a saúde financeira da empresa e gerar impactos negativos mercadológicos sob a ótica do consumidor.

Ter uma boa variedade de produtos é um dos pontos que mais fidelizam e atraem a atenção do consumidor seja para uma loja física ou Ecommerce tornando, dessa forma, imprescindível a implantação de um planejamento de compras bem estruturado e especialmente definido para a gestão do seu negócio.

Gerenciar as compras, vendas, o estoque disponível é uma das atividades contínuas que todo lojista deve implantar em sua rotina de gestão o que pode determinar o sucesso de sua operação de varejo.

Planejamento de Compras

Como fazer um planejamento de compras eficiente

Em complemento às definições de ordem estratégica como posicionamento, target e demais discussões no âmbito do Marketing Mix, o planejamento e a gestão de compras e produtos torna-se algo de vital importância sob para as empresas sob várias perspectivas.

Implantar um modelo eficaz de gestão nesta complexa cadeia de abastecimentos, que se inicia na fase de desenvolvimento de produtos e quando termina quando o cliente adquire o produto, proporcionará aos gestores da empresa potencializar suas ações de engajamento com clientes trazendo mais vendas e melhor resultado para o caixa da empresa.

Do ponto de vista tecnológico a gestão de compras e produtos deve contar com um adequado sistema de gestão empresarial, ou com mais comumente é conhecido ERP (abreviação em inglês de Enterprise Resource Planning), porém sobretudo há de se implantar o conceito de gestão antes até de qual tecnologia deve ser utilizada.

A tecnologia há de ser vista como meio e não como o fim em si mesmo.

Temos dito insistentemente que nenhuma tecnologia revolucionará o processo de gestão se os conceitos não estiverem bem difundidos entre os gestores da empresa, mas evidentemente quando se consegue associar o conceito e a tecnologia juntos em processo de gestão contínuo os benefícios são inúmeros tornando um ativo valioso para a empresa.

Qual o melhor sistema para o planejamento de compras

Cada vez mais os sistemas de gestão têm se preocupado com as integrações entre plataformas, mas pouca atenção se dá ao planejamento e gestão operacional.

Contudo, devemos considerar um sistema que seja abrangente sob o aspecto técnico, mas que também ofereça funcionalidades para uma boa gestão e que elevem o nível de eficiência nas operações de varejo seja ele físico ou digital.

Outro aspecto que precisa ser considerado é com relação a facilidade de integração do ERP com a plataforma digital escolhida pela empresa

Com isso, entendemos que um bom sistema de planejamento de compras deve contar com as métricas fundamentais, como:

  • Estrutura de árvore de categorias
  • Venda por categoria
  • Análise de giro e cobertura de estoque
  • Cálculo para cobertura 
  • Previsibilidade de demanda
  • OTB – Open To Buy Planning
  • GMROI – Gross Margin | Return on Investment
  • Calendário completo de varejo

Como deve ser a Estrutura de pessoal para uma gestão eficaz

Nem o melhor sistema de tecnológico pode salvar uma empresa do insucesso caso os profissionais que estiverem responsáveis pela gestão do negócio não estejam aptos para opera-lo.

Dessa forma torna-se imprescindível que os responsáveis pelo planejamento de compras, os negociam a compras de mercadorias, os fazem a gestão das dos canais de vendas e principalmente pela primeira linha de comando da empresa estejam alinhados com respeito às principais métricas ou KPI´s (da sigla em inglês Indicadores Chave de Desempenho) que o varejo deve ter como base para uma gestão eficaz.

Confira abaixo, em mais detalhes, como é nossa operação no planejamento de compras:

Plano de Compras por Categoria
O planejamento de compras por categorias é um dos pilares do planejamento das compras, que significa, na prática, organizar os produtos em famílias com a finalidade de melhorar a gestão comercial da empresa.

Nesta fase organizamos toda a estrutura do plano de categorias permitindo ao gestor do negócio entender melhor a demanda dos produtos.
Controle de Compras
Um dos pontos mais sensíveis da administração de compras, em função de seu impacto direto sobre os números empresa.

Neste aspecto revisamos seu modelo atual e implantamos os melhores métodos de gestão que proporcionará um controle muito mais efetivo das compras em função das vendas e do fluxo de caixa da empresa.
Plano de Alocação
É de vital importância que empresa entenda seus canais de venda, seja ele físico ou digital, em suas particularidades considerando aspectos locais (concorrência) e comportamentais (clientes).

Nesta etapa estruturamos o planejamento de compras a pensar individualmente seus canais de acordo com suas variáveis específicas.
Gestão de Estoque
Planejar e gerir os estoques pressupõe um adequado planejamento comercial onde deverá conter todos os eventos mensais que farão o varejo on-line e off-line funcionar.

Por esse motivo é necessário realizar um adequado planejamento de coberturas de estoques que determinam o estoque de entrada, mas também o estoque de saída dos eventos garantindo assim uma boa gestão comercial e financeira da empresa.
Gestão de Remarcações
Uma correta gestão das remarcações permite um adequado controle sobre a margem de venda assim como permite que a empresa estabeleça continuamente ações para que os produtos com baixo desempenho retornem ao ciclo de vida esperado.
Sistema de gestão para compras
Como consultoria especializada em varejo atuamos conjuntamente com a empresa no processo de avaliação do sistema atual e/ou recomendação para sua substituição quando for o caso.
Recrutamento de pessoal
Apoiamos a área de Recursos Humanos no processo de contratação ou mesmo no treinamento do pessoal da área de compras e planejamento.

Quer saber ainda mais sobre como fazer uma gestão de categorias eficiente?

Entre em contato com o nosso time agora mesmo!