Planejamento de Compras

Gestão de Compras no Varejo

Qual a importância da gestão de compras?

Um dos fatores críticos de sucesso para uma operação de varejo saudável é o processo de planejamento e gestão do sortimento ideal de produtos, pois este deve cumprir as definições do posicionamento estratégico e ao mesmo tempo estar alinhado com o planejamento das vendas e do fluxo de caixa da empresa. 

Falhas neste processo podem provocar repercussões graves para a saúde financeira da empresa e gerar impactos negativos mercadológicos sob a ótica do consumidor.

Ter uma boa variedade de produtos é um dos pontos que mais fidelizam e atraem a atenção do consumidor seja para uma loja física ou Ecommerce tornando, dessa forma, imprescindível a implantação de um planejamento de compras bem estruturado e especialmente definido para a gestão do seu negócio.

Gerenciar as compras, vendas, o estoque disponível são atividades contínuas que todo lojista deve implantar em sua rotina de gestão o que pode determinar o sucesso de sua operação de varejo.

Planejamento de Compras

Como fazer um planejamento de compras eficiente

Uma cadeia de abastecimento normalmente é longa e muitas vezes complexa de ser gerenciada, portanto torna-se imprescindível a implantação de um modelo eficaz de planejamento e de gestão das compras. A definição de um mix ideal de produtos requer análise e método para a correta tomada de decisão em um processo que se inicia na fase de desenvolvimento de produtos e só termina quando o cliente adquire o produto. Uma estratégia de compras bem estruturada e administrada proporcionará aos gestores da empresa potencializar ações de engajamento com clientes, aumentar as vendas e melhorar resultado do caixa da empresa.

Do ponto de vista tecnológico a gestão de compras e produtos deve contar com um adequado sistema de gestão empresarial, ou ERP como é mais conhecido (abreviação em inglês de Enterprise Resource Planning) e especialmente com a correta implementação do conceito e da metodologia de gestão, previamente à definição de qual tecnologia deve ser utilizada.

A tecnologia há de ser vista como meio e não como o fim em si mesmo.

Nenhuma tecnologia revolucionará o processo de gestão se os conceitos não estiverem bem difundidos previamente entre os gestores da empresa. O que buscamos é integração entre as boas práticas de gestão e o uso da tecnologia para que juntos possam tornar-se em um preciosos ativo para a empresa.

Qual o melhor sistema para o planejamento de compras

Os ERP´s atuais de mercado são geralmente muito básicos, quando o assunto é planejamento de compras, o que demandará que as informações nele contidas sejam exportadas e tratadas em planilhas de Excel.

Neste ponto temos duas grandes questões para que você reflita: Processos e Pessoas. Tenho os processos de planejamento de compras implantado? Tenho pessoas habilitadas para executá-lo?

No mercado já existe disponível alguns bons sistemas para planejamento de compras que foram desenvolvidos para simplificar o processo de gestão. Nesse caso devemos considerar que um sistema ideal para gerenciamento das compras seja abrangente, sob o aspecto técnico, mas que também seja simples de operar para elevar o nível de adesão nos diversos níveis da gestão do varejo seja ele físico ou digital.

Outro aspecto fundamental a decidir é sua capacidade de integração com o ERP que por sua vez estará conectado com a plataforma de e-commerce (se houver) e a de frente de loja (PDV).

Por outro lado, e talvez o mais importante de todos, é que sozinho nenhum software se encarregará de implantar o modelo de gestão (conceito) e os processos de planejamento (rotinas) que sua empresa necessita para eficiente em termos de gestão do negócio.

Veja abaixo alguns dos principais elementos/métricas que um profissional/área de planejamento de compras deve administrar:

  • Estrutura de árvore de categorias
  • OTB – Open To Buy Planning
  • Venda por categoria
  • Venda por produto (curva ABC)
  • Análise de giro e cobertura de estoque
  • Previsibilidade de demanda
  • Margem por produto e/categoria
  • Remarcações
  • Calendário completo de varejo
  • Resultado por fornecedor
  • Gestão das entregas
  • Distribuição e transferência de mercadorias
  • Performance de categoria no nível das lojas

Como deve ser a Estrutura de pessoal para uma gestão eficaz

Nem o melhor sistema tecnológico pode salvar uma empresa do insucesso caso os profissionais que estiverem responsáveis pela gestão do negócio não estejam aptos para operá-lo.

Dessa forma torna-se imprescindível que os que estejam à frente do planejamento de compras, os responsáveis pelas compras de mercadorias, os gestores dos canais de vendas, os donos de pequenos negócios, empreendedores, diretores ou a primeira linha de comando das empresas, estejam absolutamente alinhados às principais métricas ou KPI´s (da sigla em inglês Indicadores Chave de Desempenho) que o varejo deve gerir com foco em suas metas de curto, médio e longo prazo.

Confira abaixo, em mais detalhes, como podemos ajuda-lo no planejamento de compras:

Plano de Compras por Categoria
O planejamento de compras por categorias é um dos pilares do planejamento das compras, que significa, na prática, organizar os produtos em famílias com a finalidade de melhorar a gestão comercial da empresa.

Nesta fase organizamos toda a estrutura do plano de categorias permitindo ao gestor do negócio entender melhor a demanda dos produtos.
Controle de Compras
Um dos pontos mais sensíveis da administração de compras, em função de seu impacto direto sobre os números empresa.

Neste aspecto revisamos seu modelo atual e implantamos os melhores métodos de gestão que proporcionará um controle muito mais efetivo das compras em função das vendas e do fluxo de caixa da empresa.
Plano de Alocação
É de vital importância que empresa entenda seus canais de venda, seja ele físico ou digital, em suas particularidades considerando aspectos locais (concorrência) e comportamentais (clientes).

Nesta etapa estruturamos o planejamento de compras a pensar individualmente seus canais de acordo com suas variáveis específicas.
Gestão de Estoque
Planejar e gerir os estoques pressupõe um adequado planejamento comercial onde deverá conter todos os eventos mensais que farão o varejo on-line e off-line funcionar.

Por esse motivo é necessário realizar um adequado planejamento de coberturas de estoques que determinam o estoque de entrada, mas também o estoque de saída dos eventos garantindo assim uma boa gestão comercial e financeira da empresa.
Gestão de Remarcações
Uma correta gestão das remarcações permite um adequado controle sobre a margem de venda assim como permite que a empresa estabeleça continuamente ações para que os produtos com baixo desempenho retornem ao ciclo de vida esperado.
Sistema de gestão para compras
Como consultoria especializada em varejo atuamos conjuntamente com a empresa no processo de avaliação do sistema atual e/ou recomendação para sua substituição quando for o caso.
Recrutamento de pessoal
Apoiamos a área de Recursos Humanos no processo de contratação ou mesmo no treinamento do pessoal da área de compras e planejamento.

Quer saber ainda mais sobre como fazer uma gestão de categorias eficiente?

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