Planejamento Estratégico

O QUE É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

O planejamento estratégico é o processo organizacional contínuo de usar o conhecimento disponível para documentar a direção pretendida de um negócio. Esse processo é usado para priorizar esforços, alocar recursos de maneira eficaz, alinhar acionistas e funcionários com as metas da organização e garantir que essas metas sejam apoiadas por dados e raciocínio sólido.

É importante destacar que o planejamento estratégico é um processo contínuo – não um acontecimento único.

É muito comum pensar estratégia como um evento, mas não é assim que o mundo real funciona quando nos deparamos com oportunidades e ameaças imprevistas. Temos que responder, às com sucesso, às vezes não. Mas a maioria das estratégias se desenvolve por meio desse contínuo de ajustes entre o planejado e o realizado entre o estratégico e o operacional.

O planejamento estratégico requer tempo, esforço e reavaliação contínua. Com a devida atenção, ele pode colocar sua empresa no caminho certo.

Planejamento de Vendas

POR QUE PLANEJAR É IMPORTANTE?

O planejamento é essencial para qualquer atividade humana seja, na vida pessoal, familiar ou profissional. No mundo dos negócios o planejamento é um fator decisivo para o sucesso de qualquer negócio. Quando uma empresa tem um plano a seguir, os líderes estarão mais bem equipados para se preparar para o futuro. Um plano de negócios cria um foco para a empresa, unindo funcionários em direção a objetivos comuns. Quando todos trabalham juntos, é mais fácil gerenciar tempo e recursos, posicionar a empresa para crescer.

CONTE COM CONSULTORES ESPECIALIZADOS EM VENDAS

Este é um dos grandes segredos das empresas de alta performance no varejo: o planejamento profissional e o monitoramento de vendas de cada categoria como se fossem negócios independentes.

Ao adotar um modelo de planejamento e monitoramento em seu modelo de negócios, baseado nas melhores práticas do mercado e com consultores dedicados, sua empresa poderá agir de forma muito mais contundente tendo uma atitude muito mais proativa de gestão, pois a ruptura acontecerá por categorias e será rapidamente corrigida.

COMO PODEMOS AJUDAR SUA EMPRESA QUANDO O ASSUNTO É PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO?

Gerenciar o tempo com eficiência

Se uma empresa não souber o que deve ser feito os líderes não saberão onde concentrar seus esforços. Quando um planejamento estratégico não está em vigor ou não é devidamente comunicado a empresa geralmente perde tempo com tarefas que agregam pouco ou nenhum valor aos resultados. Com um planejamento estruturado permitirá que sua empresa determine quais responsabilidades são mais importantes, para que seja possível assim alocar de forma eficiente o tempo adequado para concluí-las.

Definir metas

O planejamento ajuda uma empresa a identificar seus objetivos. A preparação para o futuro permite que os líderes considerem o impacto que gostariam que a empresa causasse do ponto de vista de resultados e encontrassem os melhores caminhos para chegar lá. Quando uma equipe trabalha em conjunto para definir metas, permite que todos estejam na mesma página, trabalhando em direção a um objetivo comum e compartilhado.

Alocar recursos

É muito comum dentro da empresa conviver com inúmeros projetos de uma só vez. Ter um planejamento de projetos além de orientar a direção da empresa permite aos gerentes a realização de seu cronograma de ações assim como definir responsabilidades e recursos necessários para atender aos objetivos dos negócios. Ao utilizar as melhores práticas de planejamento a empresa terá uma visão muito mais objetiva de qual o escorço, do ponto de vista de investimento, será necessário realizar.

Preparar para a incerteza

Quando uma empresa possui um plano os gestores estarão mais preparados para lidar com a incerteza. Podem ser criados planos para lidar com possíveis cenários futuros para que a empresa esteja preparada para situações não previstas e dimensionar os recursos necessários para mitigar seus efeitos. Circunstâncias ambíguas podem derrubar uma empresa, mas a preparação adequada pode ser a chave para permanecer à tona durante tempos difíceis.

Planejamento inicial ou incrementar os negócios existentes

O planejamento adequado permite verificar se sua ideia faz sentido do ponto de vista mercadológico e econômico. Para empresas já em operação torna-se ferramenta de uso contínuo que potencializa a geração de lucro e desenvolve condições a expansão dos negócios. Quando se usa os adequados métodos de planejamento faz com que os gestores consigam identificar mais rapidamente os pontos fortes e fracos da empresa. Isso permite que os líderes mapeiem áreas de oportunidades nas quais os negócios possam se expandir com mais chance de sucesso.

E então, entendeu como fazer o planejamento de estratégico ideal?

Ficou com alguma dúvida? Entre em contato com o nosso time agora mesmo!